Me ajuda aí...
Qual esporte você gostaria de praticar na escola?
Peteca?
Handebol?
Futsal?
Voleibol?
Tênis de Mesa?
Xadrez?
Dama?
Truco?
Ver Resultados




ONLINE
1







Total de visitas: 5586

MATÉRIAS 1º ANOS

MATÉRIAS 1º ANOS

E.E. JOSÉ BRANDÃO

EXERCÍCIO TEÓRICO: 01

PROF.: FRED

NORMAS DISCIPLINARES-2013

Visando atingir o máximo de qualidade possível, o Departamento de Educação Física da EEJB, elaborou as seguintes normas que serão adotadas pelos alunos durante o ano letivo:

1. Todos os alunos deverão chegar no horário estabelecido pela escola. Os alunos que dependem do transporte escolar, poderão entrar na sala de aula após a permissão do professor, caso a aula já tenha sido iniciada.

2. Todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados para as aulas teóricas e práticas. Para as aulas teóricas (uniforme tradicional), e para as aulas práticas, roupas adequadas (camisa de malha, short ou bermuda ou calça de tectel, moleton, lycra, meias e tênis). Não será permitido o uso de boné, gorro, etc, dentro da sala de aula. Caso o aluno não respeite esta norma, o professor irá recolher o objeto, guardá-lo e só entregará ao aluno no final do ano letivo. Não será permitido nas aulas práticas o uso de: sandálias, chinelos, sapatos, botinas, calça ou bermuda jeans, saias, ficar sem camisa e descalço (salvo permissão do professor). Não existe nenhuma lei que dispense o aluno das aulas práticas, por causa de religião, crença ou seita.

3. Todos os alunos poderão trazer uma garrafinha de água para hidratação. Recomendamos também o uso de protetor solar.

4. Não será permitido durante as aulas o uso de qualquer aparelho eletrônico. Caso o aluno tenha que ser comunicado por um motivo de urgência, deverá utilizar o telefone da escola: (31) 3651-1065.

5. Todos os alunos deverão zelar pelo material didático, bem como toda a estrutura física da escola. O aluno que não respeitar esta norma, será punido conforme o regimento adotado pela escola.

6. O aluno que faz uso regular de qualquer medicamento, deverá comunicar ao professor.

7. Todos os alunos deverão respeitar os professores e demais funcionários da escola.

8. Qualquer ato de indisciplina, será punido com advertência (verbal ou escrita), acompanhamento ao SOE, e suspensão, não sendo obrigatória a respectiva ordem acima relatada.

9. O aluno que não estiver apto a fazer as aulas práticas, deverá obrigatoriamente providenciar um atestado médico contendo o carimbo com o nome do médico, CRM, o motivo e o tempo de seu afastamento. Caso o professor e a escola não tenham sido comunicados, o aluno será considerado apto e automaticamente isentará o professor e a escola de qualquer eventualidade futura que possa atrapalhar seu desenvolvimento mental ou físico.

Estou de acordo com as normas acima estabelecidas pelo Departamento de Educação Física.

 Assinatura e RG do pai/mãe ou responsável:____________________________________________

________________________________________________________________________________

 

 

E.E. JOSÉ BRANDÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EXERCÍCIO TEÓRICO: 02

PROF.: FRED

PRIMEIROS SOCORROS (RESUMO)

O que são primeiros socorros?

Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.

O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.

Conceitos preliminares

Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento. A omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes de trânsito. Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas. Algumas pessoas pensam que na hora de emergência não terão coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utilizá-las.

 

Fratura

É a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. Há dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato.

Fratura fechada - sinais indicadores

* Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação.

* Incapacidade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região.

* Inchaço e pele arroxeada, acompanhado de uma deformação aparente do membro machucado.

O que não fazer

* Não movimente a vítima até imobilizar o local atingido.

* Não dê qualquer alimento ao ferido, nem mesmo água.

O que fazer

* Solicite assistência médica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida.

* Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação sanguínea.

* Imobilize o osso ou articulação atingido com uma tala.

* Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.


Entorses

É a torção de uma articulação, com lesão ou não dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações). Os cuidados são semelhantes aos da fratura fechada, utilizando primeiramente o uso de gelo no local.


Luxação

É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação. Os primeiros socorros são também semelhantes ao da entorse. Lembre-se de que não se deve fazer massagens na região, nem tentar recolocar o osso no lugar.


Contusão

É uma área afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo. Pode apresentar sinais semelhantes aos da fratura fechada. Se o local estiver arroxeado, é sinal de que houve hemorragia sob a pele (hematoma).

Coloque gelo imediatamente.

Improvise uma tala

Amarre delicadamente o membro machucado (braços ou pernas) a uma superfície, como uma tábua, revista dobrada, vassoura ou outro objeto qualquer.

Use tiras de pano, ataduras ou cintos, sem apertar muito para não dificultar a circulação sanguínea.

Improvise uma tipóia

Utilize um pedaço grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoço. Isto serve para sustentar um braço em casos de fratura de punho, antebraço, cotovelo, costelas ou clavícula.

Só use a tipóia se o braço ferido puder ser flexionado sem dor ou se já estiver dobrado.


QUEIMADURAS

Podem derivar de contatos com fogo, objetos quentes, água fervente ou vapor, com substâncias químicas, irradiações solar ou com choque elétrico.

O que acontece

As queimaduras leves (de 1º grau) se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor. Nas queimaduras de 2º grau a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na região afetada. Já nas queimaduras graves de 3º grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há pouca ou nenhuma dor.

Atenção

* Se as roupas também estiverem em chamas, não deixe a pessoa correr.

* Se necessário, derrube-a no chão e cubra-a com um tecido como cobertor, tapete ou casaco, ou faça rolar no chão. Em seguida, procure auxílio médico imediatamente.

O que não fazer

* Não toque a área afetada.

* Nunca fure as bolhas.

* Não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está sobre a região afetada.

* Não use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a queimadura.

* Não cubra a queimadura com algodão.

* Não use gelo ou água gelada para resfriar a região.

O que fazer

* Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente.

* Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze.

* Cubra o ferimento com compressas de gaze.

* Em queimaduras de 2º grau, aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril.

* Mantenha a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço.

* Dê bastante líquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgésico.

* Se a queimadura for extensa ou de 3º grau, procure um médico imediatamente.

Queimaduras químicas - o que fazer

* Como as queimaduras químicas são sempre graves, retire as roupas da vítima rapidamente, tendo o cuidado de não queimar as próprias mãos.

* Lave o local com água corrente por 10 minutos (se forem os olhos, 15 minutos), enxugue delicadamente e cubra com um curativo limpo e seco.

* Procure ajuda médica imediata.

Queimaduras solares - o que fazer

* Refresque a pele com compressas frias.

* Faça a pessoa ingerir bastante líquido, mantendo-a na sombra, em local fresco e ventilado.

* Procure ajuda médica.


Asfixia

Crianças pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos são, na maioria das vezes, peças de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vítima apresentará pele azulada e respiração difícil ou ausente.

No ouvido

* Não tente retirar objetos profundamente introduzidos, nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo.

* Não bata na cabeça para que o objeto saia, a não ser que se trate de um inseto vivo.

* Pingue algumas gotas de óleo mineral morno (vire a cabeça para que o óleo e o objeto possam escorrer para fora), e procure ajuda médica especializada imediatamente.

Nos olhos

* Não deixe a vítima esfregar ou apertar os olhos, pingue algumas gotas de soro fisiológico ou de água morna no olho atingido. Se isso não resolver, cubra os 2 olhos com compressas de gaze, sem apertar, e procure um médico.

* Se o objeto estiver cravado no olho, não tente retirá-lo, cubra-os e procure ajuda médica. Se não for possível fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso (por exemplo, um copo) e procure ajuda médica imediata.

No nariz

* Instrua a vítima para respirar somente pela boca, orientando-a para assoar o nariz.

* Não introduza nenhum instrumento nas narinas para retirar o objeto. Se ele não sair, procure auxílio médico.

Objetos engolidos

* Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com força, este é o recurso mais eficiente quando não há asfixia.

* Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um médico.

* Se a pessoa não consegue tossir com força, falar ou chorar, é sinal de que o objeto está obstruindo as vias respiratórias, o que significa que há asfixia.

Asfixia

O que fazer:

* Aplique a chamada "manobra de Heimlich". Fique de pé ao lado e ligeiramente atrás da vítima.

* A cabeça da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Em seguida, dê 4 pancadas fortes no meio das costas, rapidamente com a mão fechada. A sua outra mão deve apoiar o peito do paciente.

* Se o paciente continuar asfixiado, fique de pé, atrás, com seus braços ao redor da cintura da pessoa. Coloque a sua mão fechada com o polegar para dentro, contra o abdômen da vítima, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firmemente o pulso com a outra mão e exerça um rápido puxão para cima. Repita, se necessário, 4 vezes numa seqüência rápida.

* Se a vítima for um bebê ou criança pequena, deite-a de bruços apoiando no seu braço. Dê 4 pancadas fortes, mas sem machucá-lo.

* Mantenha o bebê apoiado no seu braço, virado de costas, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo, e apóie 2 ou 3 dedos no seu abdômen, ligeiramente acima do umbigo e abaixo da caixa torácica. Pressione as pontas dos dedos com um ligeiro alongamento ascendente. Se necessário, repetir 4 vezes.

* Procure auxílio médico.


ENFARTE

O que acontece

O enfarte ou ataque cardíaco, mais precisamente chamado de infarto do miocárdio, é a obstrução de uma artéria, impedindo o fluxo sanguíneo para uma área do coração, lesando-a. Ele pode ser fatal, por isso necessita de ajuda médica imediata.

O que fazer

* Providencie auxílio médico imediato.

* Deixe o paciente em posição confortável, mantendo-o calmo, aquecido e com as roupas afrouxadas.

* Se houver parada cárdio-respiratória, aplique a ressucitação cárdio-pulmonar.

Parada cárdio-respiratória

O que acontece

Em decorrência da gravidade de um acidente, pode acontecer a parada cárdio-respiratória, levando a vítima a apresentar, além da ausência de respiração e pulsação, inconsciência, pele fria e pálida, lábios e unhas azulados.

Ausência de respiração e pulsação.

O que não fazer

* Não dê nada à vítima para comer, beber ou cheirar, na intenção de reanimá-la.

* Só aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o coração não está batendo.

Verificando pulsação.

Procedimentos preliminares

Se o ferido estiver de bruços e houver suspeita de fraturas, mova-o, rolando o corpo todo de uma só vez, colocando-o de costas no chão.

Faça isso sempre com o auxílio de mais duas ou três pessoas, para não virar ou dobrar as costas ou pescoço, evitando assim lesar a medula quando houver vértebras quebradas. Verifique então se há alguma coisa no interior da boca que impeça a respiração.

A ressucitação cárdio-pulmonar

Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito (chamado osso esterno).

Localizar o osso que está no centro do peito. Coloque uma mão sobre a outra e pressione o peito.

Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.

Mantenha o queixo levantado para esticar o pescoço.

Respiração boca-a-boca

Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater.

Esta seqüência deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada quinze pressões no coração; se houver alguém ajudando-o, faça um sopro para cada cinco pressões.

As hemorragias

O controle da hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e não controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos.

* A hemorragia externa é a perda de sangue ao rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Quando uma artéria é atingida, o perigo é maior. Nesse caso, o sangue é vermelho vivo e sai em jatos rápidos e fortes.

* Quando as veias são atingidas, o sangue é vermelho escuro, e sai de forma lenta e contínua.

* A hemorragia interna é o resultado de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos.

Sangramentos externos - o que fazer

* Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o coração.

* Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mãos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento não cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos.

* Quando parar de sangrar, cubra o ferimento com uma gaze e prenda-a com uma atadura firme, mas que permita a circulação do sangue. Se o sangramento persistir através do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoção de eventuais coágulos.

* Observação: Quando houver sangramentos intensos nos membros e a compressão não for suficiente para estancá-los, comprima a artéria ou a veia responsável pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a região afetada.

O que não deve fazer

* Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos;

* Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto.

Sangramentos internos - como verificar o que fazer

* Acidentes graves, sobretudo com a presença de fraturas podem causar sangramentos internos.

* A hemorragia interna pode levar rapidamente ao estado de choque e, por isso, a situação deve ser acompanhada e controlada com muita atenção para os sinais externos: pulso fraco e acelerado, pele fria e pálida, mucosas dos olhos e da boca brancas, mãos e dedos arroxeados pela diminuição da irrigação sanguínea, sede, tontura e inconsciência.

* Não dê alimentos à vítima e nem aqueça demais com cobertores.

* Peça auxílio médico imediato.

Sangramentos nasais - o que fazer

* Incline a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue vá para a garganta e seja engolido, provocando náuseas.

* Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local.

* Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoe o nariz.

* Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro médico.

Torniquetes - o que fazer

O torniquete deve ser aplicado apenas em casos extremos e como último recurso quando não há a parada do sangramento. Veja como:

* Amarre um pano limpo ligeiramente acima do ferimento, enrolando-o firmemente duas vezes. Amarre-o com um nó simples.

* Em seguida, amarre um bastão sobre o nó do tecido. Torça o bastão até estancar o sangramento. Firme o bastão com as pontas livres da tira de tecido.

* Marque o horário em que foi aplicado o torniquete.

* Procure socorro médico imediato.

* Desaperte-o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulação do membro afetado.


Desmaios

Perda da consciência não resultante de traumatismos. É a diminuição da força muscular com perda de consciência repentina fazendo com que a vítima caia ao chão.

As causas de desmaios são inúmeras , dentre elas:

falta de alimentação (jejum), psicoemocionais, tumores cerebrais, etc.

Sintomas comuns :

Geralmente antes do desmaio a vítima queixa-se de fraqueza, falta de ar e "escurecimento da visão".

Nesta hora é importante que a auxiliemos para que não se machuque na queda.

O que fazer :

Coloque a vítima deitada e eleve as pernas em 30 cm,

Tente acordá-la,chamando-a ou batendo palmas próximo ao seu rosto,

Afrouxe roupas, gravatas, etc,

Verifique as vias aéreas,

Verifique os sinais vitais, aplique ressucitação se necessário,

Passe uma compressa fria pelo rosto e testa.

Quando ela acordar : Acalme-a, encaminhe-a ao um pronto socorro.

O que NÃO FAZER :

Não dê nada à vitima, líquido ou sólido, até que recupere TOTALMENTE a consciência. Caso contrário poderá asfixiar-se,

Não jogue água no rosto da vítima,

Não bata no rosto da vítima.

 

E.E. JOSÉ BRANDÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EXERCÍCIO TEÓRICO: 03

PROF.: FRED

 IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

"Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Por que a preocupação com o sedentarismo?

Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.

Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.

Quais são os benefícios da atividade física?

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade

de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.

Como é feita a escolha da atividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.

• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.

• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos."

FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA / "ZONA ALVO"

Cada um de nós possui o que se denomina "freqüência cardíaca máxima", determinada, em geral, pela idade e o estado físico. A freqüência cardíaca máxima de uma pessoa é o número máximo de batimentos de seu coração por minuto quando o seu corpo é submetido a um grande esforço. A freqüência cardíaca de um pessoa é o número de batimentos de seu coração por minuto. Sua freqüência cardíaca máxima será geralmente 220 batimentos por minuto menos sua idade. Se tem 20 anos, esta será de 200 batimentos/minuto; se tem 60, será de 160. Esta fórmula se desenvolveu de acordo com um fato comprovado. Por cada ano vivido,seu coração bate uma vez menos por minuto.

O ritmo cardíaco "ideal", tal como é chamado nos programas de exercício cardiovasculares, situa-se entre 70 e 85% de sua freqüência cardíaca máxima. O funcionamento do coração e a fisiologia variam em cada indivíduo, por isso, o ritmo cardíaco ideal de cada um está compreendido dentro de uma certa "zona alvo" de ritmos ideais.

O ritmo cardíaco ideal é a chave para o condicionamento físico, e proceder de acordo com o mesmo, segundo o programa, é muito simples. Durante a execução de um exercício, a freqüência cardíaca deve ser 75% da máxima. Para obter os benefícios cardiovasculares da corrida - ou qualquer outro tipo de exercício - deve-se manter a freqüência cardíaca entre 70% e 85% da sua freqüência cardíaca máxima durante 15 ou, melhor ainda, 20 minutos. Se a freqüência cardíaca estiver abaixo de 70% da freqüência cardíaca máxima, não irá melhorar o estado de seu sistema cardiovascular. Se exceder 85% da freqüência cardíaca máxima, estará ultrapassando seu limite de resistência e deve diminuir o ritmo do exercício.

 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 EXERCÍCIO TEÓRICO: 04  

Prof. Fred

Por que aquecer e alongar antes de praticar exercícios?

Entenda como esses procedimentos preparam nosso corpo para a atividade física.

 

            O jogador está no banco de reservas e dá um pulo quando o treinador avisa: “Você, pode aquecer para entrar em campo”. Um friozinho sobe pela espinha e o atleta fia animadíssimo! Dá uma corridinha, estica pra lá, puxa pra cá. Esses movimentos iniciais que parecem sem importância são fundamentais antes de se praticar exercícios. Quer saber o porquê?

            O organismo precisa se preparar para a prática de qualquer atividade física. Para isso, é indispensável o famoso “aquecimento”. Com movimentos específicos, como pequenas corridas com duração de 4 a 5 minutos, a circulação sanguínea e a  temperatura do nosso corpo  aumentam, avisando ao organismo que é hora de se exercitar. Assim os músculos em maior atividade receberão doses extras de oxigênio e nutrientes, como a glicose, garantindo um bom desempenho.

            Além do aquecimento, é necessário, também, o alongamento dos músculos, que deve ser a primeira etapa do aquecimento. Ele prepara determinadas partes do corpo – como braços e pernas – para um certo exercício. Quem pratica natação, por exemplo, além do aquecimento, precisa de exercícios específicos para alongamento dos músculos dos braços, porque o esforço na água exigirá muito deles.

            Agindo assim, lesões dolorosas podem ser evitadas, como estiramento muscular, que causa danos na estrutura do músculo. Na verdade, a dor que sentimos é uma proteção do nosso corpo, ou seja, ela indica que alguma parte do corpo está sendo agredida. Por isso, devemos respeitar este aviso, dando repouso à parte afetada. Exercício que causa muita dor não é correto, nem saudável.

            Agora, você já sabe, aquecer o corpo e alongar os músculos são práticas muito importantes para quem quer se exercitar. Antes de entrar  em quadra, campo ou piscina, prepare-se. Assim, você evita dores desagradáveis, contusões graves, que podem impedir ou comprometer sua vida de atleta (mesmo que seja de “atleta de fim de semana”).

            Para quem pratica ou pretende praticar exercícios regularmente – vale lembrar que todo mundo deve fazer isso – é sempre recomendável o acompanhamento de um profissional, como o professor de Educação Física. Ele saberá quais exercícios são adequados para o esporte escolhido.

            Antes de encerrar a conversa, uma dica: caminhar é uma forma natural de aquecimento que se pode praticar livremente. Sem exageros, é claro!

 

RESPONDA:

1)      Quais os tipos de lesões o aquecimento e o alongamento podem prevenir?

 2)      Por que  se deve alongar antes de praticar atividade física?

 3)      Por que devemos evitar exercícios físicos que causam dor?

 4)      Quais efeitos o “aquecimento” produz no organismo?

 5)      Indivíduos que praticam futsal devem fazer alongamentos específicos para quais músculos?